Aparentemente é apenas dois jogadores se revessando colocando pedras em uma área de 19×19 (ou menor) em padrão de malha nas intersecções. Porém uma vez que as regras básicas são compreendidas, Go se mostra profundo e estratégico. E pode-se ver porque várias pessoas dizem ser um dos mais elegantes e cerebrais dos jogos abstratos da história.com jogadores tentando conquistar territórios emparedando seções do tabuleiro e cercando as pedras uns dos outros. O jogo não termina até o tabuleiro estar completamente preenchido de pedras, ou como é comum, quando os dois jogadores concordam em terminar, neste momento quem possuir o maior território ganha.
A mais antiga menção de Go aparece no “Analects” de Confúcio (551-479 AC), enquanto a mais nova evidência é um tabuleiro de Go de 17×17 descoberto em 1952 em uma tumba da antiga Dinastia Han (206 AC- 9 BC). Existe um grande conflito entre popular e histórias eruditas atribuindo esta invenção à dois imperadores Chineses, um vassalo imperial e uma corte de astrólogos. Uma história diz que o Go foi inventado pelo legendário imperador Yao (governou 2357-2256 AC) como um divertimento para o seu filho idiota. Uma segunda, diz que o Imperador Shun (governou 2255-2205 AC) criou o jogo na intenção de aumentar o poder mental de seu filho. Uma terceira diz que uma pessoa chamada Wu, um vassalo do Imperador Jie (governou 1818-1766 AC), inventou o Go (assim como o jogo de cartas). Finalmente uma quarta história sugere que o Go foi desenvolvidos por um astrólogo da corte durante a dinastia Zhou (1045-255 AC).
O conjunto de Go, consiste em uma malha genérica e pedras coloridas, também pode ser utilizado para jogar uma variedade de outros jogos abstratos de estratégias, como Ligue6, Go-Moku, Pente, e outros.
O número de jogadores comum é 2 no entanto há campeonatos profissionais onde jogam 4 pessoas. Um par contra o outro.
O tempo de jogo em jogos casuais dura de 20 à 90 min. Em torneios profissionais o tempo pode chegar a 360 minutos.
There are no reviews yet.